Turritopsis dohrnii | Animais Incríveis #3


E aí pessoas, tudo bem com vocês?
Depois de um tempinho o "Animais Incríveis" está de volta, e dessa vez com uma criaturinha do tamanho de numa unha, mas que apesar disso é imortal! Interessante, não?

Bom, mas antes de continuarmos, vamos falar um pouco sobre o ciclo normal das águas vivas, que por sinal é o mesmo da Turritopsis dohrnii, contendo apenas uma pequena diferença, ou, melhor dizendo, bem grande.


A água-viva é um celenterado: animais aquáticos que, como marca registrada, possuem células especiais e nada simpáticas chamadas cnidoblastos. Localizadas, geralmente, nos tentáculos desses animais, estas células são ótimas em questão de defesa e captura de alimento (pequenos animais, no caso). Qual o motivo de tanto espanto voltado para tais células? A substância urticante que elas liberam. Sim, tenha medo destas criaturas.

Em sua forma adulta, é chamada de medusa. Na reprodução sexuada, várias larvas do animal podem originar-se de uma só vez. Numa carona fornecida pelas correntes marítimas, uma superfície sólida é encontrada e serve muito bem para a fixação. Passando este estágio, a larva se torna um pólipo: oco e com tentáculos ao redor da boca. Então, se desenvolve a éfira: uma água-viva jovem que se desprende e se torna uma medusa adulta---medusa esta que vive de três até seis meses.


A Turritopsis também se reproduz da forma ilustrada acima e apresenta este ciclo. A diferença---quer dizer---grande diferença é que ela pode voltar ao começo dele, sempre que preciso.





Mas, como isso é possível?

Bem, a Turritopsis dohrnii (uma espécie de água-viva) pode renovar as suas células indefinidamente. Isso geralmente acontece quando ela está a beira da morte.

Espera aí...quer dizer que nada pode matar essa criaturinha?

A Tirritopsis dohrnii é imortal a causas naturais, ou seja velhice. Ela também resiste a feridas desde que não sejam muito graves. Um predador pode muito bem devora-la.

Voltando à explicação da imortalidade...

Quando essa criaturinha está prestes a morrer ou é ferida, ela se torna um cisto muito parecido com uma bolha, que, por sua vez, se desenvolve em uma colônia de pólipos (Pólipo é um tipo morfológico representante do filo cnidaria, que é um filo de animais exclusivamente aquáticos), voltando, assim, para o começo do deu ciclo de vida.

A imortalidade da Turritopsis dohrnii, é devido a um processo que permite que suas células se revertam, tornando-se assim mais jovens e flexíveis, chamado trandiferenciação, que é o nome usado quando uma célula já diferenciada sofre uma transgressão dessa diferenciação e torna-se um outro tipo de célula, aprendendo também novas funções de acordo com as necessidades do organismo.





Mais curiosidades sobre a Turritopsis

Foi descoberta no mar Mediterrâneo em 1883, mas seu curioso ciclo não havia sido descoberto até 1990.

• A Turritopsis dohrnii atinge o tamanho de uma unha (isso já crescida) tendo, em média, 1 centímetro de diâmetro. Muito diferente de outras águas-vivas que possuem 1,82 m e pesam até 225 kg.

• Formas distintas são adquiridas pela água-viva de acordo com sua localização. Em águas tropicais, por exemplo, as colônias tem meros (com todo o respeito) 8 tentáculos. Já em águas temperadas, adquirem 24 ou mais tentáculos.

• Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Turritopsis nutricula. Bom, ela é bem parecida com a dohrnii.
Usando a transdiferenciação, a Turritopsis nutricula volta a ser jovem, assim como a dohrnii, após a liberação de seus gametas. Ou seja, volta ao princípio, depois de curtir a vida de adulta (medusa), se preferir.
Como ela pode repetir o ciclo quantas vezes quiser...temos outra criatura potencialmente imortal!

• Com 4 / 5 mm de diâmetro, a Turritopsis nutricula retorna ao estágio de pólipo após a maturidade sexual, assim, volta para a imaturidade sexual (sendo essa a diferença entre Turritopsis nutricula---que renova suas células quando atinge a maturidade sexual---e a Turritopsis dohrnii---que renova suas células em qualquer momento do seu ciclo de vida).

Se você gostou pelo menos um pouco dessa postagem, compartilhe nas suas redes sociais, por favor, pois deu muito trabalho...isso me ajudaria muito!!




Referências:















2 comentários:

  1. Que legal! Como que nunca fizeram um filme de ficcao cientifica baseado nesse bicho?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim haha! No entanto é difícil ate mesmo de trazer este tipo de conteúdo, ja que as informações sao poucas!

      Excluir

Dá uma conferida no último post!

10 coisas escondidas no Google que você não sabia!

E ai pessoas, tudo bem com vocês? Depois de um tempão sem posts aqui no site, estou trazendo mais uma edição do Google! Pra quem nao sabe, u...

Postagens mais visitadas