Olho humano

E aí pessoas, tudo bem com vocês?
EEEEEEEEEEE!!!!!!! A postagem não está atrasada! KKKKKK!!

Bom pessoas, nesse post irei mostrar-lhes como funciona o olho humano, quantas vezes piscamos em determinado tempo e algumas outras curiosidades...então fica atento e rola a telinha para baixo!!




Vamos começar com informações básicas

O olho é o órgão, obviamente responsável pela visão. Tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros, diâmetros horizontal e vertical ao nível do equador de aproximadamente 23,48 milímetros, circunferência ao equador de 75 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5 cm³. O olho humano pode distinguir cerca de 10 milhões de cores e é capaz de detectar um único de fóton. A visão e um dos cinco sentidos do ser humano

Anatomia

O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coroide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.


Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor e que existe entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular entre o cristalino e a retina. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.
O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que levam a imagem através do nervo óptico para que o cérebro as interprete.


Não importa se o cristalino fica mais delgado ou espesso, estas mudanças ocorrem de modo a desviar a passagem dos raios luminosos na direção da mancha amarela. À medida que os objetos ficam mais próximos o cristalino fica mais espesso, e para objetos a distância fica mais delgado a isso chamamos de acomodação visual.
O olho ainda representa, as pálpebras, as sobrancelhas, as glândulas lacrimais, os cílios e os músculos oculares. A função dos cílios ou pestanas é impedir a entrada de poeira e o excesso da luz. As sobrancelhas também têm a função de não permitir que o suor da testa entre em contato com os olhos.

Membrana conjuntiva é uma membrana que reveste internamente duas dobras da pele que são as pálpebras. São responsáveis pela proteção dos olhos e para espalhar o líquido que conhecemos como lágrima.

O ponto cego é o lugar de onde o nervo óptico sai do olho. É assim chamada porque não existem, no local, receptores sensoriais, não havendo, portanto, resposta à estimulação. O ponto cego foi descoberto pelo físico francês Edme Mariotte (1620 - 1684)

O bulbo do olho humano pode ser dividido em três túnicas: externa, média e interna.

Dilatação

•Túnica externa

Esclera: tecido conjuntivo denso, pouco vascularizado, opaco, branco. Córnea: transparente, muito inervada, nutrida pelo humor aquoso, e é subdivida em 5 camadas; 3 camadas celulares e duas membranas que separam essas camadas:epitélio anterior estratificado pavimentoso não queratinizado (5 a 6 camadas celulares) membrana de Bowmann: membrana vermelha acelular, constituídas por fibras colágenas do tipo I. Da sustentação ao epitélio anterior. Estroma: formado por mais ou menos 200 camadas de fibras colágenas. Membrana de Descemente: membrana basal do epitélio posterior, camada acelular homogênea que separa a substancia própria do endotélio. Epitélio posterior simples pavimentoso.

•Túnica média

Coroide: maior porção da túnica média, feita de tecido conjuntivo, bem vascularizado e rica em melanócitos (que produzem melanina).Corpo ciliar: é um espessamento da coroide.

•Túnica interna


Retina: membrana mais interna do olho, onde se encontra o nervo óptico, responsável por enviar os estímulos luminosos ao cérebro. Cristalino (não está em nenhuma camada): transparente, avascular, formado por duas superfícies convexas. Tem a função de concentrar os raios luminosos e direcioná-los à retina. É a estrutura responsável por ajustar o foco da visão.

Esquema didático do olho humano
Os músculos do olho humano

Mas por que piscamos?

Bom...as glândulas lacrimais produzem o líquido que conhecemos como lágrima. Piscamos para poder espalhar esse líquido, lavando e lubrificando o olho. Quando ficamos muito tempo sentados na frente do PC ou olhando para a tela do celular piscamos menos. Por isso nossos olhos ficam ardendo.

Outra explicação, é que nós piscamos par proteger o olho de agentes externos como a poeira.

Nós piscamos 15 a 20 vezes por minuto, ou seja 900 a 1200 vezes por hora.

Tome nota: Diversos problemas podem ser gerados ao ficarmos muito tempo sem piscar, entre eles a diplopia, ou seja, "Síndrome do Olho Seco".

Formação de imagens no olho humano

No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso , o cristalino e o humor vítreo e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico em posição invertida; a imagem formada na retina também é invertida.
O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram.

Nosso cérebro reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos.
A capacidade do aparelho visual humano para perceber os relevos deve-se ao fato de serem diferentes as imagens que cada olho envia ao cérebro. Com somente um dos olhos, temos noção de apenas duas dimensões dos objetos: largura e altura. Com os dois olhos, passamos a ter noção da terceira dimensão, a profundidade.

Heterocromia


Heterocromia

Heterocromia (ou heterocromia ocular) é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará - muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.

Apesar de haver o componente genético envolvido, outros fatores podem concorrer para a heterocromia, como a síndrome de Waardenburg, que gera surdez e provoca essa alteração, (nem sempre a síndrome acompanha os dois sintomas). O mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.

Muito rara em humanos, pode ocorrer mais comumente em animais domésticos e selvagens. Apesar de não haver tratamento específico para a anomalia, pode-se usar lentes de contato para igualar as cores.

Heterocromia sectorial

Existem três tipos de heterocromia, a completa, a setorial, e a central. A completa é aquela em que cada olho tem uma cor diferente, como por exemplo um olho castanho e o outro azul. Na heterocromia sectorial há uma parte do olho de uma cor diferente, neste tipo, é mais comum apenas um dos olhos ter duas cores (ou mais). E a central é a que mais ocorre, em que a parte de cor diferente é um círculo no centro da íris. Quando a heterocromia é causada por anomalia genética os olhos do portador tem mais chances de serem azuis e marrons e quando é causada pela síndrome o portador tem mais chances de ficar com os olhos verdes e marrons.

Heterocromia central


Fontes e referências: Wikipedia-Olho humanoWikipedia-HeterocromiaBrasil Escola-Por que piscamos?Mundo Educação-Por que piscamos?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá uma conferida no último post!

10 coisas escondidas no Google que você não sabia!

E ai pessoas, tudo bem com vocês? Depois de um tempão sem posts aqui no site, estou trazendo mais uma edição do Google! Pra quem nao sabe, u...

Postagens mais visitadas