Acinonyx jubatus | guepardo/chita | Animais incríveis #2

E aí pessoas, tudo bem com vocês?
Sejam muito bem vindos ao Animais Incríveis #2!


   Introdução

    O guepardo ou chita (Acinonyx jubatus)
 é um animal da família dos felídeos (Felidae), ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat a savana, vive na África, península Arábica e no sudoeste da Ásia. Também é conhecido pelos nomes de cheetah, cheetah-africana, lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana. Fisicamente, o guepardo ou chita é significativamente parecido com o leopardo.


Velocidade

    é o animal terrestre mais veloz da Terra. Esse integrante com pintas da família do gato pode chegar, numa corrida curta, a uma velocidade de mais de 112 quilômetros por hora.


    O corpo dos guepardos é projetado para a velocidade. Suas pernas longas permitem que dê grandes passadas. As patas fortes e as unhas afiadas ajudam-no a agarrar-se ao solo. (O guepardo é a única espécie de felino que não pode retrair totalmente suas unhas afiadas). As almofadas das patas da chita têm ranhuras para se moverem melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição.

As garras do guepardo são semi-retráteis e servem para ajudar a impulsão.
    


    Características

    Pequenas manchas pretas cobrem a maior parte do pelo amarelo-claro dos guepardos. A barriga é branca e o rabo tem anéis escuros. Linhas pretas correm dos olhos para o canto da boca.

    O guepardo costuma medir cerca de 2 metros de comprimento, da cabeça à ponta do rabo. Ele é um mamíferodelgado e esguio que pesa entre 34 e 54 quilos. Os machos costumam ser maiores que as fêmeas.

Guepardos possuem linhas negras formando um trajeto de lágrimas.


    Os guepardos vivem sozinhos ou em pequenos grupos. Eles caçam pequenos animais, preferencialmente durante o dia. Depois de mover-se furtivamente em torno de um animal, o guepardo parte para uma rápida perseguição por algumas poucas centenas de metros — mas só consegue manter essa caçada por um curto período porque fica exausto. Quando pega sua presa, o guepardo a derruba e a corta com os dentes.

Grupo de guepardos.



Reprodução e filhotes


    Cerca de três meses depois de acasalar, a fêmea do guepardo dá à luz.
Guepardos têm ninhadas maiores que a maioria dos felinos, chegando até 8, mas a média é de 3 ou 4. E é incomum que as fêmeas tenham 12 tetas enquanto outros felinos têm 4 ou 6. As crias podem pesar entre 150 e 300 gramas e nascem cegos, completamente indefesos. Filhotes em cativeiro são um pouco mais pesados ao nascimento. Logo depois de nascer, a mãe aconchega os filhotes perto dela para mantê-los quente. Quando são recém-nascidos, ela os muda de lugar a cada 3 ou 4 dias para protegê-los de predadores, carregando-os pelo pescoço. Os predadores têm menos chance de rastreá-los pelo cheiro se eles não ficarem no mesmo lugar por muito tempo.

Os filhotes de guepardos nascem com uma pelagem característica sobre suas costas.


    Os filhotes nascem com um manto cinzento característico. Várias hipóteses sugerem sua função: camuflagem, termorregulagem ou proteger do sol e chuva. Kingdon sugeriu que pode servir para apaziguamento, inibindo a agressão de machos ao imitar o ventre pálido dos adultos. Também pode servir para imitar o ratel (um animal agressivo) e inibir predadores.

    Entre 5 e 10 dias, eles abrem os olhos e começam a se aventurar. Sua mãe os chama fazendo gorjeios baixos como um pássaro. Os filhotes respondem com gorjeios agudos e estridentes. Após 3 semanas, eles já conseguem seguir a mãe, mas se escondem enquanto ela caça, já que qualquer barulho atrairia os predadores. Mas apenas com 6 meses eles a acompanham. Eles começam a aprender a caçar quando têm entre 10 e 14 semanas. Nessa época, a mãe traz presas vivas para os filhotes terem oportunidade de pegá-la. Os filhotes jovens derrubam repetidamente a presa, mas raramente a matam. A mãe intervém após alguns minutos e liberta a presa. Mais tarde quando estão entre 4 meses e meio e 6 meses e meio, a mãe solta um terço das capturas e os filhotes já começam a aprender como sufocá-la e com 8 meses já conseguem segurar e matá-la. Entretanto, as habilidades são pobres surpreendentemente até 10 meses depois da introdução a presas vivas.


Mãe com seus filhotes.

Comunicação

    O guepardo não pode rugir, ao contrário de outros grandes felinos. Algumas das vocalizações listadas na literatura são:

Pios ou gorjeios: Quando os guepardos tentam encontrar uns aos outros, ou a mãe tenta localizar as crias, utiliza um chamado de alta frequência. O pios também são feitos pelos filhotes de guepardos quando tentam encontrar a mãe respondendo-a.

"Gagueira": Esta vocalização é emitido por um guepardo durante encontros sociais. Uma "gagueira" pode ser vista como um convite a outros guepardos, uma expressão de interesse, a incerteza, apaziguamento, ou durante as reuniões com o sexo oposto.

Rosnado: Acontece quando o guepardo se sente ameaçado, e quer se proteger de algum predador, embora a defesa mais usada pelo guepardo seja correr.

Ronrono: Acontece quando o animal está contente geralmente em encontros sociais amigáveis quase sempre entre uma mãe suas crias. O guepardo é o único dos grandes felinos que consegue ronronar.

Vocalizações de hostilidade: inclui uma combinação de rosnados, gemidos e assobios e um "grito" tradicional dos guepardos em sequência que é frequentemente acompanhado por forte uma batida das patas dianteiras no chão.


Hábitos alimentares e dieta
              
      

A chita é um animal carnívoro. Alimenta-se essencialmente de mamíferos abaixo dos 40 kg, incluindo gazelas e impalas, filhotes de gnu, lebres, aves e quando tem vontade, pode comer até insetos. A presa é seguida, silenciosa e vagarosamente, numa distância que varia, em média, de dez a trinta metros, até ser atacada de surpresa. A perseguição que se segue dura geralmente menos de um minuto ou um minuto, durando no máximo um minuto e meio, e se a chita falha numa captura rápida, desiste, com o intuito de não gastar energia desnecessariamente, pois seu corpo superaquece, porém, mais da metade dos ataques são vitoriosos, 70% em média, ficando atrás apenas do cão-selvagem-africano, que obtém 80% de sucesso em suas caçadas. Com isso, após a caça, a chita fica exausta, o que facilita a perda da presa capturada para animais como a hiena e o leão por exemplo. Depois que o guepardo pega a presa, leões e hienas percebem o cheiro de carne fresca e vêm disputá-la com o guepardo. Ele, muitas vezes, sai de perto, discretamente, evitando brigas, pois não tem massa muscular comparável a estes outros animais.

Chita comendo um impala


Para encerrar o Animais Incríveis #2, alguns vídeos mostrando guepardos caçando!



      

Bora compartilhar em pessoas! Deu trabalho fazer essa edição de Animais Incríveis!

Fontes úteis: WikipédiaBritannica Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá uma conferida no último post!

10 coisas escondidas no Google que você não sabia!

E ai pessoas, tudo bem com vocês? Depois de um tempão sem posts aqui no site, estou trazendo mais uma edição do Google! Pra quem nao sabe, u...

Postagens mais visitadas