E aí pessoas, tudo bem com vocês?
O tema vencedor da nossa votação foi "curiosidades", com 75% dos votos.
Andei pensando no que postar e lembrei que muitas pessoas não sabem realmente o que é uma estrela cadente. Bom, estou aqui para explicar!
Já de inicio para deixar bem claro, fique sabendo que uma estrela cadente não é uma estela que despencou por acaso do espaço.
Estelas cadentes são na verdade meteoros, isto é, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se por causa do atrito com o ar.
Trata-se de fragmentos de asteroides ou restos de cometas que entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. Em virtude da alta velocidade e do atrito com o ar atmosférico, esses corpos do espaço incendeiam-se, o que provoca um rastro de luz no céu noturno.
Dependendo de sua posição, os corpos celestes recebem nomes diferentes. Se estiverem vagando no espaço fora de nossa atmosfera, eles serão chamados de meteoroides; mas se entrarem na atmosfera terrestre e incendiarem-se por causa do contato com o ar atmosférico, eles serão denominados de meteoros. Se, porventura, os meteoros forem grandes e resistentes o suficiente para não se desintegrar e atingirem a superfície da Terra, eles serão chamados de meteoritos. Existe a chance de um meteorito atingir uma região habitada, mas a maior probabilidade é de que esses corpos caiam nos oceanos, já que nosso planeta é em grande parte formado por água.
Um meteoro é um fenômeno luminoso que ocorre na atmosfera terrestre, causado por um fragmento de matéria que até então “vagava” pelo espaço interplanetário. A fricção resultante da entrada desse pedaço de matéria na atmosfera terrestre produz o fenômeno luminoso a que popularmente chamamos de estrela cadente.
Uma estrela cadente (meteoro) pode ocorrer a qualquer momento e ser visível em qualquer parte do céu. Porém, em determinadas épocas do ano, podemos ver um número significativamente maior de meteoros, os quais parecem ter como origem um determinado ponto em comum no céu noturno. Tratam-se das chuvas de estrelas cadentes (ou chuvas de meteoros).
Uma chuva de meteoros é causada pelos “detritos” deixados para trás por cometas. O nosso planeta Terra, quando passa na região onde estão esses detritos, faz com que se produza um número significativo de estrelas cadentes que parecem vir de um mesmo ponto do céu. A esse ponto chamamos de radiante.
A grande maioria dos corpos celestes é muito pequena para chegar à condição de meteorito e atingir a superfície terrestre, mas os danos a satélites em órbita ao redor da Terra são possíveis.
Como observar uma chuva de meteoros?
Esse fenômeno pode ser visto a olho nu com a ajuda de um binóculo ou até com o auxílio de uma máquina fotográfica que permita controlar o tempo de exposição de seu filme. O momento em que a Terra intercepta a órbita de cometas pode ser previsto, mas o momento exato da ocorrência das chuvas é uma incógnita.
Para observar a chuva com maior nitidez, recomenda-se procurar um local alto e afastado da cidade para que a luz e a poluição não atrapalhem a visualização. A posição “deitado” é a que fornecerá um maior campo visual e conforto. Deve-se evitar o uso de aparelhos que produzam luz, como celulares, pois isso diminui a sensibilidade dos olhos.
Fontes Úteis: Site Curiosidades, Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário